Itinerância da exposição "Guardar" do grupo de ceramistas Bando de Barro, que após permanecer no Jardim do Arquivo Público do Rio Grande do Sul será instalada no Jardim do Museu Histórico de Santa Catarina, em dezembro de 2010.

20 de outubro de 2010

Pra refrescar a memória

Vai ai um tema que a "grande maioria" dos estudantes A-DO-RA!

Verbo GUARDAR

Classe gramatical de guardar: Verbo transitivo


Tipo de verbo: regular

Separação das sílabas de guardar: guar-dar


Conjugação do verbo guardar:

Infinitivo: guardar

Gerúndio: guardando

Particípio passado: guardado

INDICATIVO
Presente do Indicativo
eu guardo
tu guardas
ele guarda
nós guardamos
vós guardais
eles guardam

Imperfeito do Indicativo
eu guardava
tu guardavas
ele guardava
nós guardávamos
vós guardáveis
eles guardavam

Perfeito do Indicativo
eu guardei
tu guardaste
ele guardou
nós guardamos
vós guardastes
eles guardaram

Mais-que-perfeito do Indicativo
eu guardara
tu guardaras
ele guardara
nós guardáramos
vós guardáreis
eles guardaram

Futuro do Pretérito do Indicativo
eu guardaria
tu guardarias
ele guardaria
nós guardaríamos
vós guardaríeis
eles guardariam

Futuro do Presente do Indicativo
eu guardarei
tu guardarás
ele guardará
nós guardaremos
vós guardareis
eles guardarão

SUBJUNTIVO
Presente do Subjuntivo
que eu guarde
que tu guardes
que ele guarde
que nós guardemos
que vós guardeis
que eles guardem

Imperfeito do Subjuntivo
se eu guardasse
se tu guardasses
se ele guardasse
se nós guardássemos
se vós guardásseis
se eles guardassem

Futuro do Subjuntivo
quando eu guardar
quando tu guardares
quando ele guardar
quando nós guardarmos
quando vós guardardes
quando eles guardarem

IMPERATIVO
Imperativo Afirmativo
guarda tu
guarde ele
guardemos nós
guardai vós
guardem eles

Imperativo Negativo
não guardes tu
não guarde ele
não guardemos nós
não guardeis vós
não guardem eles

INFINITIVO
Infinitivo Pessoal
por guardar eu
por guardares tu
por guardar ele
por guardarmos nós
por guardardes vós
por guardarem eles


Vamos ver no dia da abertura quem está com a conjugação na ponta da língua???!!!

Nenhum comentário: