Itinerância da exposição "Guardar" do grupo de ceramistas Bando de Barro, que após permanecer no Jardim do Arquivo Público do Rio Grande do Sul será instalada no Jardim do Museu Histórico de Santa Catarina, em dezembro de 2010.

7 de outubro de 2010

Florianópolis, 28 de novembro de 2007

Urna funerária de Cruz e Sousa chega do Rio de Janeiro para Florianópolis

Os restos mortais de Cruz e Sousa já estão em Florianópolis. A pequena urna com os ossos e as cinzas do poeta simbolista chegou à cidade no final da tarde de segunda-feira, após ser transportada pelo avião Xingu, do governo do Estado.


Amanhã, segue para o palácio que leva o seu nome, no centro da Capital.


Cruz e Sousa estava sepultado no cemitério São Francisco Xavier, no bairro do Caju, zona portuária do Rio de Janeiro. Segundo o secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Gilmar Knaesel, a vinda dos restos mortas de Cruz e Sousa representa o reconhecimento pelo poder público de um poeta que foi além do território catarinense.


Além disso, em 19 de março de 2008, aniversário de 110 anos de sua morte, será inaugurado nos jardins do Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Sousa um memorial revestido com paredes de vidro com seus poemas impressos. A pequena edificação vai abrigar uma biblioteca de poesia, espaço para leitura, café e lançamento de livros. Knaesel considera que o memorial vai valorizar a poética de Cruz e Sousa e estimulará ainda maior interesse da população pelo homenageado.


Com a construção do memorial, que terá esboço apresentado amanhã ao público, Knaesel prevê que Santa Catarina ganhará mais uma atração na área do turismo cultural. “No cemitério de São Francisco Xavier, o túmulo de Cruz e Sousa era um entre mais de 500 mil, em Florianópolis terá um destaque especial”, diz o secretário. A parte externa da tumba no Rio será mantida intacta e ficará com os descendentes de Cruz e Sousa. No túmulo, será fixada uma placa informativa relatando a transferência dos restos mortais para Florianópolis.


Tentativas para a remoção dos restos mortais vêm sendo feitas há mais de 30 anos, mas todas foram em vão. Por fim, um termo de compromisso foi assinado em 24 de novembro, aniversário de nascimento de Cruz e Sousa, na Casa da Agronômica, residência oficial do governador, e na presença da bisneta do poeta, Dina Tereza de Souza Borges, 68 anos, que faz aniversário no mesmo dia.


Além de Dina, estavam presentes o governador Luiz Henrique da Silveira, Gilmar Knaesel e dois representantes da Casa de Misericórdia, administradora do cemitério São Francisco Xavier.


Para a solenidade de amanhã, está previsto o transporte da urna com os restos mortais num caminhão do Corpo de Bombeiros até o Palácio Cruz e Sousa, onde, às 15 horas, acontece uma solenidade com apresentação da Polyphonia Khoros.




Jéferson Lima

Nenhum comentário: