Itinerância da exposição "Guardar" do grupo de ceramistas Bando de Barro, que após permanecer no Jardim do Arquivo Público do Rio Grande do Sul será instalada no Jardim do Museu Histórico de Santa Catarina, em dezembro de 2010.

12 de julho de 2010

Franklin Cascaes: desenhos e esculturas

Abriu dia 10 a exposição “Franklin Cascaes: desenhos e esculturas”, no Museu Histórico de Santa Catarina, com curadoria de Fernando Lindote.

Após alguns anos, o público novamente terá à disposição uma grande mostra com obras originais de Franklin Cascaes. Trata-se da exposição Franklin Cascaes: desenhos e esculturas, cuja abertura ocorrerá na manhã de sábado, 10 de julho, às 11h, no Palácio Cruz e Souza. A proposta da curadoria, assinada por Fernando Lindote, é dar continuidade ao processo de releitura do artista, iniciado por ocasião do Centenário de Franklin Cascaes, comemorado nos anos de 2008 e 2009.

A exposição apresentará 29 desenhos e quatro conjuntos de esculturas feitas com argila não cozida, todas pertencentes ao acervo do Museu Universitário Professor Oswaldo Rodrigues Cabral, que estarão dispostas ao longo das salas de exposição temporária do Palácio Cruz e Souza. O objetivo de Lindote, artista contemporâneo e curador da mostra, é fazer com que a obra de Cascaes se sustente por ela mesma, por sua originalidade e estética: “o personagem do Franklin é muito espesso e público, fazendo com que seja mais conhecido como pessoa do que com seu trabalho no desenho e na escultura. Nossa intenção é fazer o público olhar Cascaes de novo e de um ângulo diferente”, acrescenta.

Franklin Cascaes: desenhos e esculturas contará com uma intensa agenda cultural. O projeto Paralelo Cascaes convidará os artistas contemporâneos Diego de los Campos, Maíra Dietrich e Diego Rayck a participar da exposição com trabalhos que dialoguem com a poética de Cascaes em diversos ambientes do Palácio Cruz e Sousa. Por sua vez, o lançamento do catálogo da mostra, que contará com texto especialmente redigido para a exposição por Raul Antelo, será acompanhado pelo Colóquio Cascaes que reunirá pesquisadores de renome em torno da obra do artista. O projeto Itinerários da Exposição proporá a escritura de ensaios com impressões sobre a exposição. Já a mostra Cine Cascaes, com curadoria de Alan Langdon, apresentará uma seleção inusitada de filmes que tangenciem o universo do artista. A programação completa de atividades está disponível no site www.exatosegundo.com.br/franklin-cascaes

A visita à exposição é gratuita e poderá ser realizada até o dia 29 de agosto de 2010, facilitadas por mediadores capacitados. O projeto é uma realização da Associação dos Amigos do Museu Universitário Professor Oswaldo Rodrigues Cabral (AMU), da Secretaria de Cultura e Arte (SecArte), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e do Museu Histórico de Santa Catarina (MHSC), com o patrocínio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e da Carbocloro. A produção é da Exato Segundo Produções Artísticas. O apoio é da Fundação Franklin Cascaes e do Rádio CBN Diário.

INFORMAÇÕES

QUANDO: de 10 de julho a 29 de agosto de 2010,

Terça-feira à sexta-feira, das 10 às 18h;

Sábados e domingos, das 10 às 16h

QUANTO: Entrada franca

SITE OFICIAL: www.exatosegundo.com.br/franklin-cascaes

TWITTER: www.twitter.com/Expo_Cascaes

Nenhum comentário: