Itinerância da exposição "Guardar" do grupo de ceramistas Bando de Barro, que após permanecer no Jardim do Arquivo Público do Rio Grande do Sul será instalada no Jardim do Museu Histórico de Santa Catarina, em dezembro de 2010.

3 de setembro de 2010

Contaminações

O GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA ATRAVÉS DA SECRETARIA DE TURISMO, CULTURA E ESPORTE, FUNDAÇÃO CATARINENSE DE CULTURA E MUSEU HISTÓRICO DE SANTA CATARINA CONVIDA PARA
ABERTURA DA EXPOSIÇÃO


Dia: 09 de setembro de 2010
Hora: 19:00

A partir do dia 09 de setembro, o Museu Histórico de Santa Catarina recebe a exposição “Contaminações – Linhas da Infância”. A mostra apresenta 25 imagens desenvolvidas pelos artistas catarinenses Philippe Arruda, Juliana Hoffmann, Susana Bianchini e Dirce Körbes e pelo artista gaúcho radicado em Florianópolis Carlos Asp, com coordenação e produção cultural de Chris Ramirez – Tí Hervè Produção. As obras foram realizadas em processo coletivo. Cada artista manteve uma obra de sua autoria e entregou outras quatro para sofrerem intervenções, resultando em 20 “contaminações” .

O projeto propõe a discussão sobre o processo criativo nas áreas de artes plásticas, pintura e fotografia e traz debates onde serão expostas reflexões sobre os meios e conclusões de uma obra de arte, além das questões das obras coletivas e de ampliação de acesso.

As imagens tramam a infância e os segredos dessas memórias fragmentadas. Suas formas mostram, por detrás das linhas, cores, colagens, fotografias, o devir da memória. De outro lado, esse jogo das formas e do processo proposto funda a reflexão teórica, instigam a discussão e movimentam uma ação pedagógica.

O público terá acesso a um catálogo com todas as obras expostas e textos da professora Anita Koneski. Além disso, em parceria com a ACIC – Associação Catarinense para Integração do Cego, a exposição discute as possibilidades de acesso à arte pelos portadores de necessidades visuais. Serão expostos também painéis com textos em versão Braille, descrevendo o processo criativo e as questões que devem ser pensadas quanto ações e meios, quando propomos acessibilidade, o projeto Contaminações propõe esta provocação.

No dia 24 de setembro ás 14 h, haverá um debate sobre o assunto, onde serão convidados, outros artistas, produtores culturais, representantes das mídias e softwares digitais que prevêem acessibilidade a portadores de necessidades especiais, além de formadores de opinião e sociedade em geral.

O projeto conta com apoio da Over Digital, com incentivo federal da Lei Rouanet e patrocínio da Tractebel Energia. A visitação é gratuita.

Visitação: 09/09/10 a 03/10/10, de terça a sexta, das 10h às 18h
sábado e domingo, das 10h às 16h.

Nenhum comentário: